Receita Federal homologa inscrições para o Curso de Formação ITR; confira

20 Setembro 2021

A Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou o resultado das inscrições homologadas para a 4ª turma do Curso de Formação do Imposto Territorial Rural (ITR). As aulas terão início em 11 de outubro e seguem até o dia 10 de dezembro. A capacitação - que oferece 100 vagas - é uma etapa imprescindível para o início da execução do convênio ITR.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que as prefeituras só passam a receber integralmente os recursos arrecadados com o ITR após a habilitação dos servidores no Sistema de Fiscalização e Cobrança do ITR. Isso só ocorre com a conclusão do curso. Após a homologação, os interessados podem interpor recursos contra eventual indeferimento da inscrição pelo e-mail: enat@rfb.gov.br. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 1º de outubro.


O resultado da análise da homologação das inscrições foi divulgado com a seguinte classificação:

No período de 20 a 21 de setembro os servidores poderão interpor recurso contra eventual indeferimento de sua inscrição pelo e-mail: enat@rfb.gov.br.

A divulgação do resultado final após recursos será no dia 1º/10/2021.


a) HOMOLOGADA–DEFERIDA: servidor municipal preenche os requisitos de acordo com os arts. 10, incisos II, III e IV, e 11 da Instrução Normativa RFB 1.640/2016 e será matriculado e participará do curso;

b) HOMOLOGADA – NÃO DEFERIDA: servidor municipal preenche os requisitos de acordo com os arts 10, incisos II, III e IV e 11 da Instrução Normativa RFB 1.640/2016, porém não poderá participar do curso por ser excedente de vaga;

c) NÃO HOMOLOGADA: servidor municipal não poderá participar do curso devido:

c.1) servidor não preenche os requisitos, de acordo com os arts. 10, incisos II, III e IV, e 11 da Instrução Normativa RFB 1.640/2016; ou
c.2)Município não possui convênio vigente, de acordo com o art. 13, da Instrução Normativa RFB 1.640/2016;

c.3) servidor participou do curso em ofertas anteriores desde 2013 e obteve o Certificado de Conclusão do Curso e/ou está participando do curso ITR para Municípios no momento da inscrição.

Participantes

A capacitação é destinada exclusivamente aos servidores municipais e do Distrito Federal em efetivo exercício no cargo, aprovados em concurso público de provas ou de provas e títulos e designados pelos respectivos Entes federados no processo digital relativo ao seu convênio ITR com a RFB. Esse convênio deve estar na situação VIGENTE (IN RFB 1.640/2016) para atuarem nas atividades de fiscalização, lançamento e cobrança de ITR.

Os cursos serão realizados na modalidade Educação a Distância (EaD) com tutoria e conteúdo disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).


Da Agência CNM de Notícias, com informações da Receita Federal do Brasil 



Últimas


Cancelamento da Turma 1/2022 do Curso de Formação ITR

11 Abril 2022

A Receita Federal do Brasil-RFB comunica aos interessados o cancelamento do Edital RFB nº 01/2022,[..]

{leia mais...}


Laudo x Levantamento: entenda a diferença entre as documentações do seu imóvel

22 Fevereiro 2022

Manter o seu imóvel com as documentações em dia é fundamental – tanto para facilitar[..]

{leia mais...}


1º Turma de 2022 do Curso de Formação ITR serão no período de 7 a 11 de março

20 Janeiro 2022

A RFB, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública-ENAP, disponibilizará no período de[..]

{leia mais...}


CNM publica estimativa de perdas de cada Município com a Reforma do Imposto de Renda - ITR segue em alta!

03 Setembro 2021

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou nesta sexta-feira, 3 de setembro, nota sobre a[..]

{leia mais...}

 


Conheça os produtos Multisig e surpreenda-se sobre como você pode melhorar o seu município. Entre em contato conosco.